O nosso propósito agora é apresentar alguns conselhos que poderão ajudar a melhorar o dia-a-dia de si e do seu familiar de modo a que ambos tenham uma vida mais ativa e saudável.
“A união faz a força”. É importante poder contar com a ajuda de pessoas próximas que possam prestar cuidados e auxiliar quando necessário. Ter uma vasta rede social permite dividir os encargos e agilizar o tempo nas diversas tarefas do dia-a-dia.
Programe as atividades do dia com alguma flexibilidade de horário. Esta medida vai permitir a adaptação caso surjam situações imprevisíveis
Ao longo do dia dedique algum tempo a si mesmo. Dispor de tempo para se dedicar a atividades que gosta ajuda-o a sentir-se mais satisfeito e melhor preparado para lidar com a tarefa de cuidador.
Mantenha-se fisicamente ativo. Pequenos exercícios físicos (ex.: fazer uma caminhada) todos os dias ajudam a manter a saúde e o bem-estar necessários ao dia-a-dia.
Participe num grupo de ajuda mútua. O convívio com pessoas que todos os dias passam por situações semelhantes poderá fornecer-lhe a oportunidade de partilhar informação e experiências.
Dicas para comunicar/interagir com o seu familiar:
- Use frases curtas e simples utilizando situações o mais concretas possível (ex.: dizer a sua filha virá visitar-te em vez de ela virá visitar-te).
- Chame a pessoa pelo nome próprio (auxilia à auto-orientação).
- Procure falar frente a frente e mantendo o contacto ocular.
- Utilize linguagem corporal tranquilizadora (ex.: sorria, mantenha uma postura relaxada e uma distância adequada).